Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí
Maria do Amparo dos Santos Silva, Isack Rocha Soares, Flávia Chini Alves, Maria de Nazaré Bandeira dos Santos

Última alteração: 2012-09-04

Resumo


A utilização de variados recursos didáticos é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional, apesar dos benefícios, não são todos os professores que estão preparados para aplicá-los de forma satisfatória, passando os mesmos, a depender quase que exclusivamente do livro didático e do quadro branco, dificultando, portanto, a aprendizagem. Em contraposição a essa metodologia de ensino, esse trabalho tem como objetivo descrever a aplicação de alguns recursos didáticos no processo ensino aprendizagem de Ciências Naturais, tais como: dinâmicas de grupos, jogos didáticos, procedimentos experimentais, confecção e exposição de painéis, ilustrações, entre outros, e mostrar os resultados obtidos nesse processo da ação educativa. Essas atividades foram desenvolvidas em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina-PI, durante todo ano de 2011, por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O PIBID na área de Ciências da Natureza inclui, entre outras metas, incentivar o desenvolvimento de inovações pedagógicas para o ensino de Ciências, contribuindo tanto para a elevação da qualidade na formação acadêmica dos futuros professores de Ciências, como para melhoria da qualidade do ensino na escola de Educação Básica. Percebemos, ao longo do ano de 2011, com a aplicação das atividades propostas, que a participação ativa dos alunos cresceu e o desenvolvimento dos que apresentavam maiores dificuldades se manifestou, resultando num rendimento escolar satisfatório. Nesse contexto, consideramos que os resultados obtidos em nossas atividades foram exitosos para a aprendizagem dos alunos e para nossa formação, nos estimulando a refletir sempre mais sobre a prática docente e a desenvolver recursos didáticos para tornar o ensino e a aprendizagem de ciência mais produtiva e prazerosa.

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