Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Educação Ambiental: Uma perspectiva dos alunos da Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa quanto à sua importância na Escola
Francisca Karen Rodrigues Ferreira, Claudilivia Ferreira dos Santos, Rogerio Nora Lima

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


A educação Ambiental é entendida como um conjunto de processos por meio do qual o indivíduo constrói valores sociais, morais e políticos, conhecimentos e competências voltadas para uma melhor condição de vida e sua sustentabilidade. A educação ambiental surge como uma das possíveis estratégias para o enfrentamento do desordenado crescimento populacional e econômico, que fomenta uma crise de dupla ordem, cultural e social. Nesse momento surge a escola que se faz como elemento construtor e renovador do conhecimento, desde que sua função é a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades para com o meio em que vivem, devendo ser capazes de desenvolver a ideia de cooperação, igualdade de direitos, autonomia, democracia e participação. O objetivo do presente trabalho foi verificar as opiniões e expectativas dos alunos da Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa quanto à importância da Educação Ambiental na escola. A pesquisa foi realizada através de um questionário de nove itens, aplicadas nas turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio. Após a obtenção dos dados, concluimos que apesar de a maioria dos alunos entrevistados reconhecem a importância do Meio Ambiente para a vida, mas estes não a relacionam totalmente com a as premissas da Educação Ambiental, o que nos remete a ideia de um déficit nas práticas de ensino desenvolvidas na escola, sendo então perceptível que o professor é indispensável nesse processo de desenvolvimento do senso crítico, a partir da inovação de suas práticas pedagógicas, como a utilização de materiais pedagógicos inovadores. Sendo assim, a educação ambiental deve desenvolver no discente a consciência de preservação e de cidadania, e o professor é o principal agente transmissor dessa conscientização.


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