Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
O Uso das Novas Tecnologias nas Práticas Pedagógicas dos Professores dos Cursos de Licenciatura do IFMA - Campus Monte Castelo: mediação pedagógica ou modismo pedagógico?
Raquel dos Santos Soares, Francisco Flávio Pereira De Sousa, Alberico Francisco Nascimento, Juliana Maria Mendonça

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


O advento das novas tecnologias de informação e comunicação nas instituições de ensino tem disseminado a expectativa da ocorrência de grandes mudanças nas práticas didático-pedagógicas dos professores e consequentemente no resultado final do trabalho pedagógico por eles realizado. Atualmente não é necessário muito esforço para perceber que muitas das mudanças que estão ocorrendo no mundo têm como a base a ciência e as novas tecnologias de informação e comunicação. Para a realização desta pesquisa foi necessário recorrer a uma vasta literatura como, livros, periódicos, revistas, hipertextos entre outros, para elaboração do marco teórico do trabalho, confrontando as informações com a realidade encontrada no campo, através da aplicação de questionários feita aos docentes. Neste questionário fez-se primeiro a identificação do profissional em seguida identificou-se os elementos das novas tecnologias que os professores mais tem utilizado e quais os critérios de escolha que os levaram a usar esses elementos. Dos professores entrevistados a maioria tem utilizado as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas como forma de mediação pedagógica, para aperfeiçoar a ministração dos conteúdos lecionados.

 


Texto completo: PDF