Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A relação entre o PIBID e os saberes adquiridos nos cursos de licenciatura do IFAL: reflexões sobre a profissão docente
Reyverson Lopes da Silva, José Erisvaldo Lessa Vieira, Regina Maria de Oliveira Brasileiro, Phabyanno Rodrigues Lima

Última alteração: 2013-03-21

Resumo


O presente trabalho reflete a construção dos saberes docentes em formação inicial nos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, partindo das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, investigando se as experiências propostas pelo Programa na Instituição colaboram para a reflexão e a prática futura enquanto professor. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida com os alunos bolsistas de iniciação a docência dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Química, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semi-estruturado. Como referencial teórico utilizou-se os estudos de Tardif (2002), Imbernón (2009), Pimenta (2005), entre outros. Os resultados obtidos mostram que o PIBID, juntamente com os conhecimentos adquiridos no curso de formação inicial, contribui para a construção dos saberes docentes dos licenciandos, possibilitando uma maior interação e inovação no fazer pedagógico nas escolas enquanto futuros professores.

Texto completo: PDF