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A Formação do Professor da Educação Básica: Reflexões sobre a Prática da Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Aizzi Vanja Mota Melo, Regina Maria de Oliveira Brasileiro

Última alteração: 2012-09-12

Resumo


Esse artigo visa refletir sobre a formação de professores e sua relação com a prática da leitura, tendo como objetivo analisar as histórias de leitura construídas pelo professor da educação básica, identificando as implicações/contribuições para a prática da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como abordagem metodológica o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário, organizado com questões objetivas e subjetivas. Os sujeitos investigados são professores efetivos da educação básica da rede pública de ensino da cidade de Maceió/AL, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Os resultados parciais encontrados mostram que as professoras compreendem a importância do ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e o quanto suas metodologias e práticas pedagógicas influenciam na formação de alunos leitores e na melhoria da qualidade do ensino. Destaca-se a necessidade da criação de uma nova cultura leitora nos cursos de formação docente, propondo estratégias de ensino da leitura para ampliação das habilidades de compreensão, desenvolvimento intelectual e interpretação dos alunos. A pesquisa pretende, ainda, contribuir para o aprofundamento das discussões em torno da formação dos professores e da prática da leitura na Educação Básica e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do ensino no estado de Alagoas.

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