Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Laboratório de Matemática: auxiliando os alunos das escolas públicas de Santa Cruz – RN na aprendizagem da Matemática.
Silvia Regina Pereira de Mendonça, Alana Myrna Galdino da Silva, Jessica Daiana Lima Campelo, Julio Taluan de Oliveira Silva, Raphaela Galdina da Rocha, Kivson Dean Martins Costa

Última alteração: 2012-08-28

Resumo


Resumo: O presente artigo aborda a perspectiva de utilizar o laboratório de Matemática como facilitador da aprendizagem com a implantação de jogos, inclusive reciclados e de baixo custo, para motivar os alunos das escolas públicas da região do Trairi. O nosso projeto de pesquisa tem como objetivo de enriquecer os métodos de ensino e aprendizagem, a fim de minimizar a forma mecânica de como o conhecimento é abordado em algumas disciplinas como pronto e acabado, condicionando ao aluno uma forma mais dinâmica de aprendizado. Assim, nossa proposta quanto à pesquisa foi conceder além da matemática, matérias fundamentais que tem também o seu nível de importância, daí desenvolvemos jogos relacionados à química e também a biologia, buscando, assim, formas de ensinar e aprender que transponham o limite da sala de aula e a interação dos alunos. Aplicamos as atividades em uma turma do município e analisamos os resultados. Esse trabalho apresenta uma reflexão a cerca de necessidade de mudanças nos colégios Municipais e Estaduais onde eles precisam de algo que os ajude a entender mais a matéria que eles mais sintam dificuldades, por meios de pesquisas descobrimos que a matemática é uma disciplina considerada a mais difícil e a que é essencial nas nossas vidas, pois tudo que fazemos precisa se da matemática, no dia a dia, em concursos e vestibulares. É com intuito de melhorar o desenvolvimento de cada aluno, resolvemos usar também o centro de aprendizagem que hoje só é usado nas instituições. Com esse meio de auxílio queremos ajudar os alunos do ensino fundamental, com aulas extras de modo que eles possam sanar suas duvidas e aprender mais. Resolvemos chamar atenção dos alunos com atividades lúdicas, pois só à aula não funcionaram, muitos acabavam não comparecendo. Dessa forma, utilizamos as atividades do Laboratório de Matemática como facilitador da aprendizagem.


Texto completo: PDF