Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Entrando numa fria: uma aula diferenciada no ensino de Química
Lilian Mamedes, Leonardo Daniel, Édipo Adriano Meideiros

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


A metodologia educacional estuda os métodos de ensino, tendo como significado etimológico um método para alcançar determinado objetivo. No final do século passado os métodos tradicionais se revelaram inadequados às caracterizas de transformação da sociedade, à medida que os processos tecnológicos evoluem, há também a necessidades da evolução dos métodos educacionais. Entende-se por metodologias tradicionais os métodos em que cabe ao professor transmitir os conhecimentos, e aos alunos apenas recebê-los de forma passiva, repetindo o conhecimento. A metodologia tradicional está centrada na autoridade, no professor. Desta maneira vê-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias que possibilite aos alunos uma aprendizagem mais significativa e eficaz, sendo assim surgiu à Educação Renovada que esta fundamentada no aluno, nas suas motivações e nos seus interesses. Sendo assim, uma dos métodos eficientes é a realização de aulas diferenciadas e contextualizadas, levando em consideração a vivência dos alunos na sociedade ao qual estão inseridos. Onde cada um possa desenvolveras habilidades e competências de observar, teorizar, sintetizar além de aplicar e transferir o conhecimento adquirindo para a sociedade de forma significativa.

Texto completo: PDF