Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Francisco das Chagas de Almada Araujo, Milane Oliveira dos Santos, Reinan Tiago Fernandes dos Santos, Marcelo Moizinho Oliveira

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


Reconhecendo a importância do jogo como recurso didático na prática do ensino de Ciências, que ainda é marcada pelo tradicionalismo. O presente trabalho teve como objetivo a aplicação de jogos didáticos como ferramenta de ensino e aprendizagem nas aulas de ciências no 9º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Caxias, MA, além de compreender o processo ensino/aprendizagem da disciplina a partir da utilização desses jogos didáticos, de forma a viabilizar a integração do conhecimento com experiência práticas cotidianas. Teve-se como principal resultado, que com a utilização desses jogos em sala de aula, os alunos sentiram uma maior facilidade em assimilar o conteúdo além de se divertirem com conteúdo exposto na brincadeira. Cabe aos professores ir à busca de novas metodologias para diversificar o ensino e fazer a diferença em suas aulas.


Texto completo: PDF