Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Mega Eventos Esportivos e a presença das marcas na escola: estudo sobre os uniformes esportivos de escolares do IFMA São Luís Monte Castelo
Hélton Mota Ferreira

Última alteração: 2012-08-27

Resumo


Os eventos esportivos escolares são representativos dos aspectos da sociedade. Os discentes como personagens centrais desses eventos reproduzem ou tentam reproduzir nos mínimos detalhes o esporte de vértice. Essa influencia é encontrada no universo escolar, talvez com maior impacto por encontrar adolescentes mais suscetíveis a esses estímulos. A apropriação, consumo ou desejo de consumir grandes marcas visualizadas em eventos esportivos de vértice na busca de uma identidade, torna inviável a percepção de outras possibilidades de ação. O Torneio Interclasse do IFMA Campus Monte Castelo 2011, na modalidade futsal masculino nos possibilitou adentrar este universo, fizemos um estudo sobre as estampas dos uniformes esportivos das equipes participantes. Através de registros fotográficos digitais identificamos e quantificamos as marcas estampadas. Os dados revelaram a existência de diversas marcas e suas alusões nos uniformes, apesar de não ser caracterizado o patrocínio esportivo. A disciplina Educação Física com trato pedagógico pode contribuir diretamente para o esclarecimento e discussão dos comportamentos discentes representadas nos seus uniformes. Estamos na década esportiva brasileira, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016, e os discentes não podem ser vítimas passivas do consumismo atrelado aos mega eventos que estão por vir.


Texto completo: PDF