Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem Significativa: uma experiência com trabalhos de conclusão de curso
Romildo José de Souza

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um estudo onde dois alunos de curso superior de tecnologia do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, desenvolveram seus trabalhos de conclusão de curso na área de gestão ambiental e cuja abordagem de aprendizagem utilizada pelos professores orientadores foi a aprendizagem significativa de Davi Ausubel. Neste trabalho foi utilizado como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a observação participante. A amostra do estudo foi composta de dois alunos que realizaram seus trabalhos de conclusão de curso em gestão ambiental no ano de 2009 e 2010. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados o ficha bibliográfica e a ficha de observação. Os dados foram analisados de forma qualitativa, comparando-os e confrontando-os com os dados bibliográficos.

Texto completo: PDF