Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA AULA PRÁTICA DE ANATOMIA HUMANA.
Mario Souza Lima Silva, Helen Mariel Biazussi, Hosani Aleixo Machado

Última alteração: 2012-08-25

Resumo


Atualmente, as instituições de ensino buscam métodos e inovações no ensino para suprir a dificuldade de aprendizagem dos alunos, buscando, dessa forma, uma maior qualidade na formação de profissionais criativos e críticos.Estudos mostram que o processo de ensino-aprendizagem se apresenta complexo e difícil no que diz respeito ao ensino em morfologia (anatomia), uma vez que a memorização de estrutura infindáveis e com nomes complexos torna a tarefa monótona e desestimulante para a maioria dos alunos quando não ministrada de maneira mais participativa. Existem vários métodos de ensino-aprendizagem em anatomia humana, uma pesquisa em livros, artigos e teses pode-se perceber a diversidade desses métodos. Um método bastante utilizado é o de preparo de peças anatômicas, tanto humanas como animais. Diante desta situação, foi proposto neste artigo produzir peças anatômicas a partir de órgãos suínos (coração e pulmão), pois segundo pesquisadores afirmam que o suíno é frequentemente utilizado em estudos da fisiologia cardiorespiratória e é considerada a espécie mais relacionada ao homem fisiologicamente e com grande semelhança morfológica. As vísceras foram adquiridas em açougue e dissecadas conforme técnicas apropriadas e fixadas para uso nas aulas práticas. O trabalho mostrou um maior envolvimento dos alunos e interesse em relação ao uso de peças reais em comparação ao material sintético, proporcionando assim maior aprendizado.


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