Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Avaliação de compra e consumo da bolinha de queijo (sem glúten) elaborada com a semente da jaca (Artocarpus integrifólia L.)
Marcela Melo da Conceição Vasconcelos, Carla Milena de Souza Silva, Antonia Izamara Araújo de Paula, Francisca Raiara da Silva Monte, Ana Cristina da Silva Morais

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Este estudo tem como objetivo, através de uma receita nova de bolinha de queijo, elaborada com semente de jaca, verificar a intenção de compra  e consumo do mesmo. A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) produz a maior de todas as frutas cultivadas. No Brasil  limita-se  a três variedades: jaca-dura, jaca-mole e a jaca-manteiga, comum no Rio de Janeiro. No Nordeste ela é conhecida e produzida. No Maciço de Baturité seu cultivo se dá em vasta escala, tendo clima é totalmente propício para o desenvolvimento com 2 diferentes variedades: a jaca mole e a jaca dura. Para a produção das bolinhas de queijo foram utilizadas sementes de 2 jacas duras grandes (2 kg de semente),  margarina (100g), queijo muçarela (500g), ovos (4 unidades) e farinha de mandioca para empanar (500g). A análise foi realizada com 58 consumidores do produto, com faixa idade entre 15 e 50 anos, utilizando duas amostras codificadas: BQESJ1(farinha de mandioca peneirada) e BQESJ2 (não peneirada). Foram avaliados através da escala hedônica de nove pontos (9=consumiria sempre que tivesse oportunidade; 5=não gosto, mas consumiria em alguma ocasião; 1=consumiria se fosse obrigado) a atitude de consumo  e a atitude de compra através de escala de cinco pontos (5=certamente compraria; 3=talvez comprasse, talvez não; 1=certamente não compraria). Os resultados obtidos na análise mostraram que em relação à compra a BQESJ1 seria facilmente comercializada e consumiria sempre que tivesse oportunidade. Contudo, as bolinhas elaboradas com as sementes de jaca podem ser comercializadas na região.


Texto completo: PDF