Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Análise exploratória de atributos do solo em sistemas de manejo na bacia do rio Cuiá, em João Pessoa-PB, empregando análise de componentes principais (PCA)
Alexandre Fonseca D'Andrea, Antonio Cícero Sousa, Hermano Oliveira Rolim, Eugênio Pacelli Fernandes Leite, Rosicléa Maria Santos D'Andrea

Última alteração: 2012-08-20

Resumo


Este trabalho teve por objetivo estudar a influência da profundidade de amostragem e do manejo sobre atributos físicos e de fertilidade do solo, na bacia do rio Cuiá, no município de João Pessoa, PB. Foi proposta uma abordagem multivariada por análises de componentes principais (PCA), para investigar interações entre as variáveis e influências eventuais, a fim de se obter uma visão global dos fenômenos. Análises univariadas previamente conduzidas revelaram que a retirada de vegetação nativa de um remanescente de Mata Atlântica provocou aumento na densidade do solo e redução na porosidade total, no índice de floculação e nos teores de matéria orgânica do solo. Por meio da análise exploratória dos dados, foi observada influência da profundidade de amostragem e interações entre as variáveis. As amostras coletadas na área desmatada são diferentes do remanescente de mata nativa, indicando que o solo apresenta-se em estado de alerta ambiental, com a necessidade de uma melhor avaliação quanto seu ao manejo e uso. Os resultados sugerem que o plano de amostragem para fins de monitoramento da qualidade do solo na área de estudo seja efetuado apenas em duas profundidades, 0-10 e 30-40 cm, com economia de tempo e recursos humanos e materiais. Dentre os atributos que melhor discriminaram alterações na qualidade do solo em função do uso da terra estão a matéria orgânica do solo, a porosidade total, o índice de floculação, a densidade do solo e o pH. 


Texto completo: PDF