Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Os aspectos subjetivos na (re) construção da Língua Espanhola dos alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista
Eleomara Cristiane De Jesus Conceicao, Maria Aparecida Ferreira Barbosa

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Esse trabalho que se insere no campo de analise do processo de ensino e aprendizagem, tem como objetivo geral traçar o perfil do estudante do ensino médio que estuda a língua espanhola, focalizando os aspectos subjetivos na reconstrução da língua. Na busca de documentos oficiais, nos quais são necessários para compreensão da análise do perfil do aluno que estuda a disciplina de espanhol no ensino médio, optou-se pelo estudo de analise de conteúdo, e baseando-se nisto foi escolhida uma turma do ensino médio integrado de eletrônica do terceiro ano, pois eles começam o ensino médio estudando a língua inglesa e só a partir do terceiro ano começam a estudar a língua espanhola, foram aplicados questionários com os alunos sobre o que diz respeito sua competência lingüística comunicativa com relação à reconstrução da língua espanhola. Os resultados revelam que a maioria dos alunos tem uma grande familiaridade com relação a língua espanhola, por já terem estudado no ensino fundamental, são poucos os alunos que estão estudando a língua espanhola pela primeira vez, os alunos em geral afirmam não possuir nenhuma dificuldade quanto ao ensino da língua e nenhum conflito quanto ao estudarem primeiro o inglês e depois o espanhol, mas a grande maioria preferem começar o ensino médio estudando o espanhol. Com este resultado parcial podemos ter uma idéia sobre o perfil do aluno que estuda a língua espanhola do terceiro ano do ensino médio e podemos observar como se constrói esse perfil e o que poderíamos esta levando de novo para que haja interação entre esses alunos e professores. Assim, professores e futuros professores de espanhol se atentaram para o conhecimento do perfil de seus alunos e saberão trabalhar com cada aluno aplicando metodologias de acordo com as necessidades de cada um.

 


Texto completo: PDF