Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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O papel dos polos de apoio presencial da Rede e-Tec Brasil no estado de Tocantins
Gislene Magali da Silva, Madson Teles de Souza

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


Diante da perspectiva da expansão projetada pelo Governo Federal para a Educação a Distância - atender 143 mil alunos até o ano de 2014 - torna-se imperativo conhecer a realidade no que diz respeito às condições de infraestrutura e funcionamento dos polos de apoio presencial da Rede e-Tec Brasil, tendo em vista o papel preponderante que desempenham, enquanto apoio pedagógico e administrativo, na educação a distancia profissional. Os polos de apoio presencial devem disponibilizar aos alunos, via ambiente virtual de aprendizagem, meios para a discussão e interação com vistas ao seu processo formativo. Nessa perspectiva, a proposta da pesquisa é diagnosticar as condições de gestão administrativa, bem como as condições de infraestrutura existentes nos Polos de Apoio presencial da educação a distancia da Rede e-Tec Brasil no estado de Tocantins. Para tanto, referenciado nos princípios da pesquisa exploratória, valeu-se de questionário enviado por via eletrônica a 15 coordenadores de polos. Dos questionários enviados, 15 foi respondido pelos coordenadores - o que representa 100% dos enviados - informando sobre a realidade da estrutura, funcionamento e organização de seus respectivos polos. Análises preliminares permitem concluir sobre a necessidade da esfera federal– respondendo por 20% da administração dos polos de apoio presencial - suprirem carências de infraestrutura física, tutoria e computadores, condições necessárias ao oferecimento de Educação Profissional Técnica de qualidade.


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