Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Energia solar como opção renovável
Margarete Trigueiro de Lima, Iasmin Soares de Oliveira, Danilo da Silva Moura, Gabriel Saraiva Pinheiro de Montanha, Francisco Mateus Andrade Castelo Branco, Tábita Juliana Souza Frutuoso

Última alteração: 2012-09-05

Resumo


O artigo aqui proposto relata o desenvolvimento de um projeto em andamento que se chama Energia solar como opção renovável, através do qual tem a língua inglesa como ferramenta básica no processo de pesquisa, pois os textos alvo que pesquisamos são todos produzidos na considerada língua mundial, que é explorada pelo seu amplo uso, sendo usada também para a comunicação internacional por meio das ciências e negócios; portanto a pesquisa utiliza essa língua como meio de aquisição de conhecimentos atrelada à busca de informações sem fronteiras. O projeto é formado por uma professora de língua inglesa e mais outros cinco alunos do curso integrado em eletrotécnica, estando eles atualmente no segundo ano do Ensino Médio técnico. As fontes de pesquisa em Língua Inglesa são utilizadas como materiais de desenvolvimento de pesquisas elaboradas em países estrangeiros e no Brasil, e a leitura na língua estrangeira potencializa o contato com ela para que os aspectos lingüísticos sejam explorados e atrelados ao objetivo mais amplo sobre uma temática de sua área técnica. O tema escolhido nasceu do fato de que a energia solar poderia ser uma rica fonte para desenvolvimento de um outro projeto no futuro, de transformação dessa energia em energia elétrica, pois vivemos em uma região onde o aproveitamento dessa energia em abundância pode ser mais bem explorado, já que acabamos por usar muita energia elétrica em função do clima quente da nossa região para climatizar casas, escolas, empresas, comércio. A metodologia utilizada segue principalmente a abordagem de inglês instrumental, ESP (English for Specific Purposes) pela sua característica de aprendizagem de L2 (segunda língua) através de uma área técnica específica, levando em consideração que os envolvidos já são competentes em sua língua materna, e que de algum modo possuem consciência lingüística, que facilitará o aprendizado da L2.


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