Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Administração do tempo no ambiente escolar: estudo de caso no IFAP, Campus Laranjal do Jari
Karoline Fernandes Siquiera, Vinicius Batista Campos, Aldenyce Rodrigues Tertuliano, Luana Lima dos santos, Erica Lueza Gomes dos Santos, Igor Costa

Última alteração: 2012-08-25

Resumo


As transformações advindas da geração y e do aparecimento das novas tecnologias na acirrada competitividade do mercado de trabalho vem alterando o perfil de profissionais a serem entrevistados e/ou contratados por empresas renomadas. Os profissionais buscam adquirir novas práticas para se sobressaírem como gerir conflitos, administrar o conhecimento e o tempo, tendo como ferramenta norteadora das ações o planejamento estratégico, que servirá para a manutenção da qualidade de vida e o êxito profissional. Diante desse quadro, o trabalho visa estudar o caso do IFAP – câmpus Laranjal do Jari, sobre a importância da administração do tempo no ambiente de trabalho, verificando as melhores maneiras de se gerir as horas trabalhadas, a fim de otimizar as atividades,  priorizar o essencial e organizar a dinâmica do dia, sem prejudicar a saúde e os resultados das atividades a serem executadas. Esta pesquisa é de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa e qualitativa relativas aos 69 questionários aplicados aos servidores, tendo como resultado 68% dos entrevistados reconhecem a importância do tempo para a melhor qualidade de vida, pois com a gestão dos horários, prioridades e ações cotidianas, há-se o controle, organização e planejamento do que é realizado, evitando desperdício e estresse, contrapondo à 32% que não consegue ver relação entre o tempo e as interferências diária de produção; 83% não conseguem realizar as atividades durante o dia e 66% se consideram sobrecarregadas.

 


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