Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
DIAGNÓSTICO MERCADOLÓGICO DA ATUAL SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE DOCE DE LEITE EM BARRA E CREMOSO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE AFRÂNIO/PE
Mirna Pereira Silva, Onilda Bernardo Vieira de Lima, Luciana Cavalcanti de Azevedo, Beatriz Cavalcanti Amorim de Mélo, João de Mélo Vieira Neto

Última alteração: 2012-09-02

Resumo


A produção de leite no Brasil se configura como importante atividade econômica, uma vez que o país é considerado o sétimo maior produtor mundial de leite, com um volume anual de 24 bilhões de litros ao ano. Doce de leite é o produto obtido pela concentração do leite adicionado de açúcar através de aquecimento, podendo ser adicionado de outros ingredientes como: chocolate, coco, amendoim, frutas secas e cereais, sendo consumido com pães, biscoito, queijos, também sendo utilizado na indústria de confeitaria. Em meio aos laticínios especializados, um grande número de pequenos produtores está distribuído por todo o território nacional e vive da renda gerada na atividade, que ainda é vital para a agricultura familiar. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como proposta realizar diagnóstico mercadológico da atual situação da produção de doce de leite em barra e cremoso produzido no município de Afrânio/PE. Para o diagnóstico mercadológico da situação da produção de doces de leite foi realizado um questionário composto por 10 perguntas o qual foi aplicado em produtores da região de Afrânio/PE. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos produtores de doces de leite do município de Afrânio/PE possuem prédio próprio, utilizam de água tratada na elaboração dos doces, possuem eletricidade e fosse no ambiente de produção. Entretanto, a maioria deles não possui um controle de produção e custos e nem realizam o gerenciamento da produção em computador, o que poderia vir a ser uma ferramenta que ajudasse no processo produtivo dos doces. Além disso, percebeu-se que, apesar de a maioria dos produtores possuírem rótulos nos seus produtos, a maioria deles tem interesse em melhorar os seus rótulos e embalagens.

Texto completo: PDF