Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO DIFUSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
Marlene Santos Socorro, Rafael Claudino dos Santos Amorin, Ryan Carlos Cardoso Teixeira, Luzia Matos Mota

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


Esse trabalho de pesquisa se propõe a apresentar um estudo junto aos estudantes do ensino médio do Campus de Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA) a respeito das noções e conceitos que envolvem a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesse contexto, analisamos junto a esses estudantes a participação da Instituição no processo de divulgar e promover ações na perspectiva de alfabetizar cientificamente os estudantes. Optamos por realizar o estudo junto aos estudantes recém-ingressos (primeiro ano) na instituição e os estudantes concluintes (quarto ano), para que possamos avaliar a contribuição do IFBA na perspectiva da alfabetização cientifica. A Divulgação Científica é um “movimento” que se propõe atender a demanda social de levar a um público geral, notícias e entendimentos sobre a ciência, e desse modo, necessita de uma linguagem adequada, além de estratégias e ferramentas para atingir tal objetivo. No contexto da educação científica e tecnológica ofertada nos Institutos Federais investigar sobre as atividades que possam ser entendidas como Divulgação Científica nos remete ao compromisso da educação formal na formação dos jovens na perspectiva de uma formação crítica dos adventos envolvendo a ciência e a tecnologia, além de promover junto aos mesmos as possibilidades deles poderem também ser autores de toda essa construção. A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida por dois estudantes do quarto ano do curso de Química do ensino médio integrado à educação profissional participantes do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) sob a orientação de duas professoras de Física. A metodologia utilizada na pesquisa teve como meta atender inicialmente o estudo da bibliografia sobre o tema seguido da escolha e construção dos instrumentos de avaliação, submissão do Instrumento ao Comitê de ética na pesquisa e finalmente, aplicação e análise dos resultados encontrados.

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