Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Reflexões Sobre Lazer e o PELC do Núcleo Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE.
Bartolomeu Lins de Barros Jr.

Última alteração: 2012-08-27

Resumo


Este artigo trata de uma reflexão sobre os resultados da implantação do Programa de Esporte e Lazer da Cidade/PELC, ofertado pelo Campus Petrolina-PE do IF SERTÃO-PE. O Núcleo busca aplicar os princípios e diretrizes deste programa, com a implantação de atividades e conteúdos do lazer e do esporte para 650 participantes de bairros do entorno do IF. Contudo, lança uma problematização: em que medida as atividades sistemáticas (oficinas) e não sistemáticas (eventos) se estabeleceram a partir da categoria lazer e da proposta de Educação Popular referidas no programa? Para tanto, define como objetivo central analisar no processo de implementação, sistematização e execução do PELC, a relação projeto-comunidade, com base na categoria lazer. Utiliza-se da metodologia qualitativa, com abordagem analítica e os métodos da observação participante, entrevista não estruturada com seis agentes de esporte e lazer, análises de documentos bases do programa e o levantamento de fichas de inscrições dos participantes. Encontrou-se como resultados, limitações sobre o entendimento da categoria lazer que esteja relacionado com as orientações e diretrizes do programa, aderindo as intervenções sob uma perspectiva funcionalista e compensatória do lazer, mas indicando, ainda que superficialmente, aproximações por ações contextualizadas e pontuais, sendo constatada intervenções críticas sobre a realidade através de agentes e participantes do programa, que mantiveram diálogo permanente com as lideranças locais. Foi possível identificar ainda, a promoção da visibilidade do lugar e das atividades culturais e esportivas populares do bairro, fortalecendo-as institucionalmente e na participação em encaminhamentos decisivos sobre os problemas coletivos da comunidade. Contata-se então, que é preciso ampliar as discussões críticas entorno do programa e disponibilizar esses resultados para referência em revisões no planejamento e nas decisões a serem colocadas.


Texto completo: PDF