Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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A realização de práticas de Química na Escola Estadual São Sebastião, no Sertão Pernambucano, como contribuição do PIBID
Girlene Lima de Souza, Ana Paula de Freitas Silva, Leidiane Siqueira Guimarães, Elaine Feirreira Cupertino de Aquino, Ana Karine Portela Vasconcelos

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


O artigo apresenta resultados de um estudo de caso na Escola Estadual São Sebastião, em Ouricuri-PE, sobre a importância de aulas práticas de Ciências e Química nas turmas de 9º e 1º anos da Educação Básica, mediante a atuação dos alunos do curso de Licenciatura Plena em Química, do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia - IF Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, os quais, são bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência, na própria escola. Assim, por conviver nesse espaço educacional, em sala de aula, este artigo tem o objetivo de apontar a importância desse programa, como ferramenta de incremento das aulas práticas de Ciências e Química com a utilização de materiais do cotidiano do aluno para a realização de experimento; de se trabalhar os conteúdos de forma lúdica e busca ampliar a metodologia existente no ensino de ciências, aliando teoria e prática. Para tanto, foram desenvolvidas atividades experimentais que facilitaram a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos estudados de forma teórica, com o professor da turma. Percebeu-se que essas aulas (teoria-prática-teoria) aguçou o interesse dos estudantes pelas disciplinas exatas, despertando a curiosidade e a vontade de aprender.


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