Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Diagnóstico da aptidão física em escolares do IFTO: avaliação conduzida por valores de referência
Daiane Rodrigues Teles dos Santos, Maria Laura Martins, Divino Henrique Rodrigues Leite, Ronano Pereira Oliveira

Última alteração: 2012-09-18

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a aptidão física dos escolares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/IFTO – Campus Araguaína através do teste de flexibilidade (sentar e alcançar), teste de resistência muscular (abdominal), teste de força explosiva (salto em distância), teste de força explosiva (arremesso de medicineball), teste de agilidade (teste do quadrado), teste de velocidade (corrida de 20 metros), teste de resistência cardiorrespiratória (9 minutos) e sua comparação com os valores de referência propostos por Gaya e Silva (2007), classificados em MUITO FRACO, FRACO, RAZOÁVEL, BOM, MUITO BOM e EXCELÊNCIA. O estudo foi caracterizado como uma pesquisa de cunho descritiva e amostragem do tipo aleatória causal. Foram avaliados 24 escolares (10 do sexo masculino e 14 do sexo feminino) de quatorze a dezessete anos de idade, regularmente matriculados no IFTO – Campus Araguaína. Os resultados encontrados permitiram observar que os escolares estudados, conforme a faixa etária e o sexo apresentaram resultados insatisfatórios de acordo com os valores de referência adotados. Isto denota um baixo nível de aptidão física dos escolares do IFTO investigados incompatível com um estilo de vida saudável, o que sugere uma necessidade de participação dos mesmos em programas de exercício físico e esportes no âmbito escolar, segmento em que grande parte dos hábitos de vida são estabelecidos e a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas a educação para saúde e prática regular de atividades físicas.

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