Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
CÍRCULO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINAR ÓTICA NO PROEJA1
Maria José Lacerda Vasconcelos, Luzia Matos Mota

Última alteração: 2012-09-02

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia “Círculo de Ciências”, para ensinar Física na perspectiva da Física Moderna e Contemporânea em cursos do Programa de Educação Profissional na Educação de Jovens e Adultos Integrados ao Ensino Médio (PROEJA), mas que pode ser utilizada de uma maneira geral em todas componentes curriculares. A proposta é firmada a partir da metodologia conhecida como “Círculo de Cultura”, desenvolvida primeiramente por Paulo Freire. Utilizam-se os Temas Geradores (TG) da sua pedagogia dialógica e problematizadora e os Organizadores Prévios (OP) da estratégia pedagógica da Teoria de Aprendizagem de David Ausubel.

Palavras–chave: PROEJA, Ensino de Física, Oficina de Leitura, Óptica


Texto completo: PDF