Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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O ensino e aprendizagem de química na concepção de alunos e educadores do município de Ouricuri-PE
Silvio Fernandes, Edinaira Deodato Nunes, Arthur Francisco de Paiva Alcântara

Última alteração: 2012-09-12

Resumo


No campo do conhecimento de Química as questões relacionadas à formação dos professores que atuam nessa área são das mais importantes nos dias atuais. As inovações almejadas na área de Química exigem dos professores a obtenção de um conhecimento referente à gestão de aspectos, como relação teoria-prática, produção e socialização do conhecimento, aspectos político-pedagógicos e político-sociais. Para esses pesquisadores, além de conhecer o conteúdo a ser ensinado e dominar métodos e técnicas de ensino, o professor de Química precisa estar atento às necessidades reais de seus alunos e de seu papel na formação de indivíduos capazes de contribuir com suas comunidades, utilizando os conhecimentos e informações adquiridos na escola para transformar a sociedade. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa na cidade de Ouricuri-PE, através de questionamentos feitos a pedagogos, professores de Química e alunos do ensino médio de escolas públicas, com o objetivo de identificar as ideias, nestes três grupos, quando se pensa como se deve lecionar esta disciplina, quais competências e habilidades devem ser proporcionadas pelo seu ensino e fatores que devem atrapalhar a aprendizagem. A pesquisa apontou que, tanto do ponto de vista dos pedagogos como professores e alunos, um dos aspectos que atrapalha o ensino se deve à falta de aulas práticas em laboratórios, uma vez que esse campo de conhecimento não pode ser vivenciado somente na teoria.


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