Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A Interatividade na escola com alunos do ensino médio: O lúdico no ensino de química
Jefferson Renato de Oliveira Machado, Crisley Daniela da Silva, Assamila Jeronima Costa Sousa, Taizia Santos Mira, Juliana Freire Novaes de Sá, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


Resumo: A inserção do lúdico na prática docente tem mostrado ser de grande valia por trazer benefícios para o processo ensino-aprendizagem, pois o educador ao estimular no aluno a construção de conhecimentos por meio de atividades lúdicas faz com que o aluno produza e ofereça soluções às situações apresentadas pelo educador. Tendo como base este pensamento, este projeto relata a experiência de mobilização dos alunos da escola Estadual Júlio de Mello através dos bolsistas do PIBID do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano através da aplicação de atividades lúdicas incorporadas na 1ª Gincana de Química da referida escola. O processo ensino-aprendizagem da química teve como estratégias as atividades lúdicas possibilitando ao aluno uma participação descontraída melhorando assim seu raciocínio, agilidade e habilidades aguçando sua curiosidade durante as atividades. Desta forma, possibilitou-se uma interação e socialização entre conhecimento e aperfeiçoamento de conceitos em uma contextualização de conteúdos que foram trabalhados durante semestre.

 


Texto completo: PDF