Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO, ANÁLISE E SELEÇÃO DE SOFTWARES LIVRES PARA SEREM APLICADOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DOS CURSOS DO IFMA – CAMPUS SÃO LUÍS – MARACANÃ
Caroline Marques Soares Ferreira, Berto de Tácio Pereira Gomes, Leonardo Célio Alves Dias dos Santos

Última alteração: 2012-09-10

Resumo


Software Livre é o termo utilizado para designar aplicações informáticas que podem ser utilizadas, copiadas, estudadas, modificadas e redistribuídas sem nenhuma restrição. Uma das condições para isso é o acesso ao seu código fonte, que permite que sejam feitas alterações no programa de acordo com as necessidades do usuário. O software livre pode ser um recurso valioso em um ambiente educativo democrático, uma vez que possui princípios básicos como liberdade e cooperação. Quando as escolas passam a utilizar esses softwares livres como ferramentas auxiliares no processo ensino-aprendizagem, isso possibilita aos alunos um novo método de ensino interativo, atraindo a atenção do aluno e gerando melhores resultados. No Brasil, as iniciativas de desenvolvimento de software livre para o setor agropecuário têm aumentado. O Laboratório de Software Livre da Embrapa Informática Agropecuária (Labsol), por exemplo, pesquisa e desenvolve diversas tecnologias livres visando prover ferramentas para aplicação em problemas estratégicos desse setor. Portanto, esse notável crescimento motiva a criação de projetos que visem inserir o software livre como ferramenta auxiliar no ensino aprendizagem de instituições que formam profissionais para o setor agropecuário, tais como o IFMA - Campus São Luís – Maracanã. O objetivo deste artigo é relatar os primeiros resultados da análise e seleção de softwares livres que possuem grande potencial para serem aplicados nos cursos Técnico em Agropecuária e Superior de Ciências Agrárias da referida instituição. Esse estudo corresponde à primeira etapa de um projeto que visa elaborar uma proposta pedagógica de inserção do software livre como ferramenta que pode ser utilizada para melhorar o ensino-aprendizagem nos cursos supracitados. Dentre os resultados esperados estão à conscientização da comunidade em geral sobre os benefícios da utilização desses programas no setor agropecuário e na educação, e a melhoria da qualidade do ensino através do uso detecnologias da informação e comunicação livres.


Texto completo: PDF