Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Testes de centrifugação para estimativa de sólidos em suspensão em amostras de resíduos esgotados por carros limpa-fossa.
Bruno e Silva Ursulino, Marise Daniele Maciel Lima, Maria Jaiane Germano Pinheiro, Priscilla Barbosa de Araújo Silva, Tatiane Tavares Bezerra, Yannice Tatiane da Costa Santos

Última alteração: 2012-08-31

Resumo


Um dos parâmetros utilizados para avaliar o grau de tratamento para esgotos são as frações de sólidos, destacando-se a fração em suspensão. O método clássico para determinação de SST utiliza o processo de filtração em membrana para quantificar os sólidos retidos das amostras brutas. Entretanto, as analises dessa metodologia podem perder sua credibilidade devido as elevadas diluições aplicadas para obtenção dos resultados. Dessa maneira, o presente trabalho propõe avaliar qual a melhor rotação e tempo necessária na centrifuga para se obter um sobrenadante de melhor qualidade com o intuito de futuramente ter relação com o teor de sólidos suspensos, tomando como parâmetro de medição a turbidez. Foram analisados amostras de três carros limpa-fossa com diferentes concentrações de sólidos suspensos. Os valores de turbidez decaíram de acordo com a intensidade da rotação e tempo de exposição. Houve maior dispersão com tempo de exposição de 20 minutos, e quando acrescido apenas 10 minutos a mais (30 minutos), esses valores reduziram de modo que a média aritmética caísse consideravelmente, bem como os valores máximo e mínimos.

Texto completo: PDF