Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Avaliação Pós Ocupação em um Instituto Federal de Educação: Contribuições para melhoria do ambiente a partir da percepção dos usuários.
Mariana Brito de Lima, Fabrício Dória Monteiro, Jéssica da Silva Marinho, Jessica Viana Ferreira, Thaissa Fernandes Santana de Macena

Última alteração: 2012-08-21

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma Avaliação Pós Ocupação (APO) no Campus Palmas do IFTO. APO é uma metodologia que estuda as condicionantes do projeto e da execução, bem como a realidade dos usuários da edificação e suas diversas nuances, buscando estabelecer parâmetros para: realimentar futuros projetos semelhantes; elaborar manuais de projeto, construção e manutenção de edifícios; e complementar e atualizar códigos de edificações, recomendações técnicas e normas específicas sobre o assunto. A seleção deste edifício levou em consideração alguns aspectos, tais como: possuir alunos de diferentes faixas etárias; possuir diferentes modalidades de ensino; estar passando por processo de ampliação física e de oferta de cursos; possuir provável projeto pedagógico associado ao ambiente edificado e apresentar possível impacto na vizinhança; além de ser local de trabalho e estudo dos envolvidos na pesquisa. Como se trata de um Campus que, em seus últimos anos, teve um crescimento considerável, justifica-se a elaboração deste trabalho, pois o mesmo poderá resultar em possíveis adaptações favoráveis para a edificação em questão. Pretendeu-se, a partir de um estudo detalhado das condições físicas atuais da escola, propor intervenções, planejamento de espaços e fluxos, reestruturação de espaços e alternativas que visam a melhoria dos aspectos físicos em geral.

Texto completo: PDF