Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Avaliação das condições higiênico-sanitárias de propriedades de pequenos produtores de leite de cabra em um assentamento no município de Mossoró-RN.
Cristiane Ribeiro Lucas Amorim, Ingrid Anajja Galvão Nogueira, Francisco Marlon Carneiro Feijó, Anna Jacinta Dantas de Medeiros, Jessica Nicole Rodrigues Matias, Genevile Carife Bergamo

Última alteração: 2012-08-28

Resumo


Foram visitadas as quatro propriedades do assentamento de Cordão de Sombra, no município de Mossoró-RN entre abril e julho de 2012. As coletas foram realizadas através de material estéril de swabs das mãos dos ordenhadores e do bebedouro dos animais para identificação de bactérias mesófilas e, de aproximadamente 50 ml de leite e da água utilizada na ordenha para a identificação de coliformes totais e termotolerantes. Após feitas diluições 10-1 a 10-5 das amostras de swabs, retirou-se 0,1 mL para placas com Ágar Plate, em triplicata, levadas a estufa bacteriológica a 37°C durante 24 horas. As placas que apresentaram crescimento bacteriano foram semeadas em caldo BHI. A identificação dos microrganismos foi realizada de acordo com a citologia das bactérias, por meio da coloração de Gram e provas bioquímicas. A identificação de coliformes totais e termotolerantes foi realizada através do método de tubos seriados, determinando-se o Número Mais Provável (NMP) de acordo com a tabela adequada às diluições utilizadas. A mais frequente bactéria mesófila identificada foi a espécie Rhotia spp.; Para o grupo de enterobactérias, todas as leituras realizadas foram negativas para as amostras de leite, enquanto para as de água, evidenciaram coliformes totais com NMP variando de 30 a 1600/100 mL, e coliformes termotolerantes com NMP variando de 13 a 1600/100 mL. A espécie Escherichi coli. foi identificada na água, o que reforça a precariedade nas condições higiênico-sanitárias, onde o responsável pela ordenha pode se mostrar como fonte de contaminação para os animais e, consequentemente para o leite. Dessa forma, observa-se que as propriedades de pequenos produtores do assentamento estudado devem receber orientação sobre boas práticas de ordenha higiênica.


Texto completo: PDF