Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Avanços na aprendizagem em Física através da construção e aplicação de jogos educacionais: Abordagem do conhecimento das Energias Renováveis no jogo “Trilhas da energia”
jairo rufino marques

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


O presente trabalho trata de uma proposta de abordagem cooperativa para a aprendizagem em Física com o uso de jogos. O objetivo foi despertar o interesse e motivar o alunado ao estudo de Energias Renováveis a partir da construção de um jogo de trilhas: “Trilhas da Energia”. Assim, tornar a estrutura do ambiente de aula mais agradável e diversificado. Em três etapas: levantou-se os conhecimentos prévios; avaliou-se como a construção do jogo interfere no desempenho em aula; trabalhou-se os conhecimentos específicos a cerca do tema; apresentou-se métodos e referências como base para a construção de jogos didáticos. Concluiu-se que a prática pode propiciar um ambiente de aula mais prazeroso e acolhedor, além de perceber sensibilização e conscientização dos alunos frente à importância de se estudar Física.

Texto completo: PDF