Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
JOGOS DE RPG COMO AUXÍLINO NO ENSINO DE HISTÓRIA
PEDRO EMANUEL DE MEDEIROS TEIXEIRA, Isayane Karinne de Oliveira Silva, Marçal José de Oliveira Morais II

Última alteração: 2012-08-27

Resumo


A forma como os alunos de hoje estão acostumados a receber informações é mais atraente do que velha metodologia na qual o professor utiliza quadro e giz para passar  o conhecimento. A principal vantagem das novas mídias, principalmente o vídeo-game, é a capacidade de prender a atenção dos estudantes durante horas. Sendo assim, um dos grandes desafios para as instituições de ensino seria encontrar formas atraentes de se transmitir o conteúdo para alunos cada vez mais informados e acostumados com a tecnologia que possui papel ativo nas atividades que desempenham. Os jogos de RPG educacionais podem facilitar este desafio no processo de ensino-aprendizagem e ainda serem prazerosos, interessantes e desafiantes. O jogo pode ser um ótimo recurso didático ou estratégia de ensino para os educadores e também ser um rico instrumento para a construção do conhecimento. Entretanto, no Brasil o acesso à tecnologia e principalmente a Internet ainda é bastante restrito para as classes de baixa renda. Neste trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo de RPG educacional para auxiliar o ensino-aprendizagem de história.

Texto completo: PDF