Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Levantamento preliminar da diversidade de insetos associados à cultura da banana (Musa sp.) em sistema de cultivo agroecológico no Vale do Açu, RN.
Áleny Raiane Fonseca Pinheiro, Nayara Cristina da Silva Bento, Rayane Dantas Pinheiro, Adriano Soares Carvalho, Ewerton Marinho Costa

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


A bananicultura assume um papel importante na geração de renda para produtores no Vale do Açu, com a produção extensiva surgem vários problemas fitossanitários, entre eles o ataque de insetos-praga ocasionando grandes perdas na produção e prejuízos econômicos. Os insetos desempenham várias funções ecológicas importantes nos agroecossistemas como: decomposição, polinização, inimigos naturais de pragas, muitos são pragas ou podem se tornar pragas, por isso, o conhecimento da entomofauna é de suma importância para a implantação de um Manejo Integrado de Pragas (MIP) para a cultura da banana no Vale do Açu. O levantamento da entomofauna foi desenvolvida numa área de 1,0ha de produção agroecológica de banana (Musa sp.) pertencente à Fazenda-Escola do IFRN no município de Ipanguaçu, RN, foram realizadas coletas dos insetos semanais com o uso de armadilhas do tipo Pitfall (armadilha de queda ou de solo). Após serem coletados os insetos foram encaminhados ao Laboratório de Controle Biológico (LACOMB) do IFRN - Campus Ipanguaçu para triagem, contagem, classificação em nível de ordem e posterior incorporação à coleção entomológica de referência do campus. Foram capturados 17. 484 insetos, de quatro das principais ordens: Hymenoptera,  Diptera, Coleoptera e Orthoptera, houve uma dominância dos insetos da ordem Hymenoptera com 84,03% dos insetos coletados.

Texto completo: PDF