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Análise de livro didático: processo de escolha e utilização para o ensino de química da educação básica
Mayrane Carla Marques do Nascimento, Kleyfton Soares da Silva, Enaura Farias Vergeti de Siqueira, Regina Maria de Oliveira Brasileiro

Última alteração: 2012-08-22

Resumo


A presente obra traz elementos da análise do livro didático “ser protagonista” adotado por várias escolas públicas do município de Maceió-AL para utilização no 3º ano do ensino médio no triênio 2012-2014. As observações foram feitas a partir dos critérios da ficha de avaliação contida no guia de livros didáticos – PNLD 2012 e buscou-se estimular os discentes do Curso de Licenciatura em Química do IFAL por meio da disciplina Projetos Integradores IV, a conhecer o processo de escolha e aquisição, bem como colocá-los na posição de professor durante a avaliação do livro didático. Para subsidiar a fundamentação deste artigo foi realizada uma entrevista com a responsável do setor de livros didáticos da Secretaria Estadual de Educação e os resultados em geral foram significativos, revelando a importância de cada aspecto avaliado e como estes podem intervir na edição final do livro, disseminando ideologias, conceitos que acabam por influenciar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.


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