Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Avaliação qualitativa de risco e aplicabilidade das normas de segurança em laboratório de instalações elétricas de baixa tensão.
Juliete da Silva Souza, Jesus Ribeiro Viana Júnior, Damião da Silva Oliveira, José Alves da Costa, Ana Maria de Abreu Siqueira

Última alteração: 2012-11-28

Resumo


A higiene e segurança do trabalho tem como objetivo proteger a vida dos sujeitos envolvidos em uma dada atividade de trabalho, sendo essencial em qualquer setor, seja na indústria ou em uma instituição de ensino. O objetivo do trabalho foi avaliar e diagnosticar os riscos à saúde e à segurança dos usuários do Laboratório de Instalações Elétricas, devido a equipamentos utilizados nas aulas práticas, a estrutura física e as condições de limpeza e manutenção, bem como a conformidade com as normas de segurança. Foram avaliadas as condições de uso dos materiais utilizados nas aulas, como os mesmos são condicionados, se há uma forma de organização após a utilização ou são descartados de maneira aleatória pelo ambiente. Através do estudo pode-se constatar a necessidade de adoção de normas de seguranças para que haja um bom desempenho dos trabalhos, como também a formação do aluno, com intuito de se tornar um profissional consciente dos riscos existentes na atividades desempenhadas na sua área. Verificou-se que é necessária a elaboração de política de segurança do trabalho buscando-se a melhoria contínua do ambiente, bem como a saúde física e mental dos usuários do laboratório. Recomenda-se a elaboração de um projeto de trabalho que seja adequado ao homem e que envolva todos os trabalhadores no sistema de gestão de segurança, no intuito de conscientizar e informar ao publico alvo da fácil visualização dos riscos existentes no laboratório.


Texto completo: PDF