Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A RELAÇAO TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DO ENSINO NA AULA DE ARTES
EDINALVA RODRIGEUS DA SILVA, EDNA MARIA CRUZ PINHO

Última alteração: 2013-03-22

Resumo


O trabalho refere-se á iniciação cientifica na modalidade PIBIT/ IFTO/CNPQ cujo objetivo é compreender que percepção os professores de educação infantil possuem sobre o que é tecnologia e inovação e como gerenciam a utilização dos recursos tecnológicos no ensino de artes. A pesquisa de cunho qualitativo foi executada na Escola de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos em Gurupi-TO. A coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada com os cinco professores de artes da escola, observação da prática docente na aula de artes e levantamento de dados sobre os recursos tecnológicos disponíveis na escola para o trabalho docente. As professoras entrevistadas possuem formação acadêmica em normal superior, com idade entre 35 a 48 anos, estão no exercício da profissão a mais de quatros anos dos quais no máximo dois dedicados à escola de educação infantil. Os recursos em novas tecnológicas disponíveis na escola são escassos e não atendem as demandas das salas de aula que possui. A observação das aulas de artes apontou que os recursos tecnológicos mais utilizados são o vídeo e a TV e que os professores possuem pouco domínio de manuseio de recursos como computador, Datashow, câmeras digitais e filmadoras e tão pouco conseguem inseri-los ao processo ensino aprendizagem do ensino de artes. A percepção de tecnologia e inovação identificada mostra que professores associam diretamente o conceito ao objeto utilizado como recurso tecnológico, equipamentos e mídias audiovisuais e digitais, de forma semelhante associam à inovação na sala de aula e a melhoria da aprendizagem, sem contudo, percebê-la como sendo um processo de atribuição de novo sentido e nova utilização para recursos já existentes na escola. Conclui-se a pesquisa com apresentação dos resultados e uma proposta de formação continuada em alfabetização tecnológica e metodologia do ensino de artes às professoras da escola pesquisada.


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