Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Estimativa do perfil do professor de Física nas escolas estadual de Palmas
Gleison Siqueira Souza, Weimar Silva Castilho

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


Este trabalho apresenta o perfil adequado do professor para atuar na educação básica, como deve ser o Ensino Médio através da perspectiva do PCN 2000 e da LBD. O ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou um estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do censo escolar da educação básica realizado em 2007 que mostra a realidade da formação dos professores das escolas públicas do Brasil, mostrando a carência de profissionais em suas devidas áreas de formação.  O trabalha divulgado pelo MEC é rico em informações, dentre tanta, vamos observar a que mais nos interessa no momento, que é a formação dos professores que estão em sala de aula ministrando a disciplina de Física. O foco principal deste trabalho é apresentar uma estimativa, feita através de questionários, do perfil do professor de Física das escolas estadual de Palmas, formação, metodologias e dificuldades encontradas em sala de aula. A partir das informações obtidas nessa pesquisa e com base nos dados teóricos citados a cima, pode-se ver a deficiência de profissionais licenciados em Física que estão atuando nas escolas públicas. Apresenta o PIBID, programa de iniciação a docência, como um mecanismo que existem para fomentar a formação de professores nos Cursos de Licenciaturas, sendo o ITFO Campus Palmas a única instituição a oferecer o curso na cidade.


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