Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Avaliação sensorial de polpa de acerola congelada comercializada em Petrolina/PE
ANDSON DA SILVA RODRIGUES, ALESSANDRA FABRÍCIO, ANDREA BAGANO

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


As indústrias de alimentos têm buscado identificar e atender os anseios dos consumidores em relação a seus produtos, deste modo a determinação da aceitação pelo consumidor é parte crucial no processo de desenvolvimento ou melhoramento de produtos. O presente trabalho objetivou avaliar sensorialmente o de suco de acerola, obtido a partir da polpa deste fruto de diferentes empresas produtoras da cidade de Petrolina/PE. Um painel de trinta provadores não-treinados realizou os testes afetivos por escala hedônica e ordenação-prefêrencia de três amostras comerciais de suco, composto por uma parte de polpa e duas partes de água, adicionado 10% de açúcar em relação ao peso da polpa, servido em copos descartáveis. A Marca B foi classificada entre “gostei ligeiramente“ e “gostei moderadamente” nos atributos aparência, aroma, textura e qualidade global. Para o atributo sabor, as três amostras foram classificadas entre “nem gostei nem desgostei” e “gostei moderadamente”. O julgamento de preferência se mostrou coerente com as médias atribuídas às amostras, o que evidencia maior preferência pelas Marcas B e A e menor preferência pela Marca C (60% da pretensão em terceiro lugar). Portanto, o trabalho evidencia a importância da análise sensorial para a manutenção das indústrias/produtores no mercado, sendo fundamental no desenvolvimento e melhoramento dos produtos.

 


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