Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Influência da experimentação no ensino-aprendizagem de Química: dificuldades de aprendizagem e contextualização por escassez de práticas no ensino médio
Mônica Beatriz Portela Ferreira, Gilvan Pereira de Figueredo

Última alteração: 2012-09-22

Resumo


Este trabalho aborda a influência da experimentação no êxito de aprendizagem a partir da de um método aplicado em turmas de 1º ano do ensino médio do Colégio Universitário. Percebeu-se que o ensino-aprendizagem se torna mais eficaz se prática e teoria forem conjuntamente abordadas. Analisou-se que no momento em que os alunos possuem práticas experimentais, estes observam o mundo que os norteia de forma mais abrangente, assim contextualizando o conteúdo reportado em sala de aula com seu cotidiano, depreendendo e compreendendo tal assunto. Para disciplina Química, a experimentação é fundamental e, se aplicada de forma regular em sala de aula, haverá muito mais aproximação do discente com a disciplina, assim como diminuição das dificuldades de aprendizagem. Utilizando um método sistemático de intervenções, analisou-se os alunos a partir de questionários aplicados em sala de aula, antes e após aulas experimentais, com o objetivo de perceber de houve melhor compreensão e contextualização do conteúdo.

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