Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NO IF SERTÃO PERNAMBUCANO- CAMPUS PETROLINA
Verônica Nicácio Placido, Arão Cardoso Viana, Naiane Santos Barreto

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


A avaliação do estado nutricional tem por objetivo verificar o crescimento e as proporções corporais em um indivíduo ou em uma comunidade, visando a estabelecer atitudes de intervenção. O Estado Nutricional (EN) expressa o grau no qual as necessidades fisiológicas por nutrientes estão sendo alcançadas. O equilíbrio entre a ingestão e a necessidade de nutrientes é influenciado pelo comportamento alimentar, por fatores econômicos, culturais, emocionais e pelo estado de saúde. Foram avaliados 211 alunos  com idades entre 14 e 17 anos, nos turnos da manhã e tarde do IF SERTÃO, através de parâmetros como peso, altura, pregas cutâneas do tríceps, questionário para avaliação subjetiva global, Índice de Massa Corporal  e anamnese alimentar através de recordatório de 24  horas e índice de qualidade da dieta. Para o indicador Peso/Idade, os resultados indicam que, em ambos os sexos, a frequência de estatura adequada foi de 65% e que, dos 35% que apresentaram déficit de crescimento, 26% apresentaram déficit leve a moderado e 9% déficit grave, segundo os critérios CDC/NCHS (2000) mostrando a necessidade de oferecimento de uma merenda escolar capaz de suprir o déficit, recuperar o estado nutricional e promover o desenvolvimento e o crescimento adequados, bem como melhorar o rendimento e a atenção aos estudos e atividades escolares.


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