Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Análise do Risco de Desenvolvimento de Doenças Cardiovasculares Através de Indicadores Antropométricos em Adultos de Limoeiro do Norte-Ce.
Márcia Vannusa Vieira, Ranieli Darly Freire Vieira, Taianne Michelle Silva de Souza, Paula Viviane Santiago, Juliana zani de Almeida

Última alteração: 2012-07-26

Resumo


Resumo: Nas sociedades contemporâneas o excesso de peso representa um grande problema de saúde pública, estando relacionada com o surgimento de várias doenças. O objetivo desse estudo foi analisar o risco de adultos da cidade de Limoeiro do Norte - CE desenvolverem doenças cardiovasculares através de indicadores antropométricos. Os dados foram coletados durante uma ação social realizada em outubro de 2011, em bairros distintos da cidade de Limoeiro do Norte-CE. Foi mensurado o peso corporal, a estatura, utilizados para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A circunferência abdominal foi coletada para detectar o acúmulo de gordura abdominal. Foram entrevistadas 103 pessoas com idade média de 49,5 anos, sendo a maioria (65%) do sexo feminino. As frequências de sobrepeso e obesidade foram bastante elevadas. Considerando os valores obtidos no Índice de Massa Corpórea, 75% dos homens e 77,6% das mulheres apresentavam-se acima do peso. Já quanto à obesidade abdominal, foi observado um risco muito alto para doenças cardiovasculares em 41,7% dos homens e 77,6% das mulheres analisadas.  Observou-se, de maneira geral, que à medida que se aumentava a idade, aumentava-se o excesso de peso e gordura abdominal e consequentemente o risco para doenças cardiovasculares. Portanto, a população em estudo apresenta um alto risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Através dessa pesquisa observa-se a necessidade da criação de politicas públicas e ações voltadas para a população limoeirense, a fim de se incentivar uma alimentação mais saudável atrelada à prática regular de atividade física com o intuito de diminuir a gordura abdominal e, consequentemente, níveis de sobrepeso e obesidade, contribuindo então para redução da incidência das doenças cardiovasculares.

Palavras–chave: Índice de Massa Corporal, Circunferência Abdominal, Doenças Cardiovasculares.


Texto completo: PDF