Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Aceitabilidade Sensorial e Sustentabilidade da Banana Chips Comercializada em Macapá
Layse Machado Jinkings, Michelle Umekawa So, Gracielly Santos Dias, Erlyson Farias Fernandes, Adriana Lucena Sales

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


O Brasil é um dos três maiores produtores e consumidor mundial de banana, mas também é o país com maior índice de desperdício. Como alternativa tecnológica a redução das perdas pós-colheita, a transformação de frutos perecíveis em novos produtos com maior vida de prateleira e maior valor agregado vem se tornando uma alternativa para a indústria alimentícia. O uso da banana é bastante difundido no nosso meio, como por exemplo, a fabricação da banana chips, que é um produto obtido a partir da fruta ainda verde, cortada em pedaços fritos em óleo comestível, apresentando um aspecto crocante. Assim sendo, este projeto propõe a análise da aceitação da banana chips e a sustentabilidade de sua cadeia produtiva no Município de Macapá. A metodologia utilizada constituiu-se de levantamentos de dados em órgãos públicos a respeito da comercialização da banana chips, definido o Parque do Forte e a feira livre do bairro Novo Horizonte para coleta de informações e de amostras dos chips de banana para posterior realização de análise sensorial. Para o teste de aceitabilidade sensorial da banana chips foram selecionados trinta consumidores potenciais do produto em função da disponibilidade e interesse em participar do teste. O teste foi realizado nas dependências do Instituto Federal do Amapá utilizando o método de escala hedônica estruturada em sete pontos. Ao término da aplicação dos questionários observou-se um pequeno quantitativo de vendedores ambulantes que comercializam bananas chips, sendo que estes utilizam técnicas rudimentares no processo de fabricação e embalagem do produto. A análise sensorial foi evidenciou que as condições higiênicas utilizadas no beneficiamento influenciam na aceitação do produto pelo consumidor. Assim sendo, este trabalho demonstrou que a comercialização de chips de banana tem aceitabilidade sensorial reduzida o que influência diretamente na baixa comercialização do produto.

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