Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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O Uso de Minicursos como Recurso para o Ensino de Química na Perspectiva dos Alunos
Felipe Alves Silveira, Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes, Erica Yasmine Ferreira Veras

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


A presente pesquisa tem por finalidade avaliar o uso de minicursos como recurso no ensino de Química para suprir as dificuldades existentes com os alunos do ensino médio, perpassando as concepções dos mesmos sobre essa técnica de ensino. A concepção metodológica utilizada nesta pesquisa é baseada na realização de uma enquete. Essa investigação pretende apresentar o resultado de uma avaliação sobre o uso de minicursos para o ensino de Química a partir da perspectiva dos alunos que participaram da investigação. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Maracanaú – Ceará, contemplada pelo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foram sujeitos da pesquisa 93 alunos do ensino médio que participaram dos minicursos de Química. Teve como objetivo geral: analisar a aplicação de minicursos para o ensino de Química com os alunos do ensino médio. Diante dos resultados obtidos, aprenderam o conteúdo repassado de uma forma mais fácil, onde a maioria afirmou que através dos minicursos obtiveram mais conhecimento. Deveriam utilizar quando notassem uma enorme dificuldade dos alunos em assimilar e aprender aquele determinado conteúdo. Conforme a pesquisa, em relação aos aspectos negativos, a maioria dos alunos alegaram que o minicurso possui pouca duração, com isso pode-se concluir que deveria haver mais minicursos já que com isso aprenderiam mais. Conclui-se com a pesquisa que a realização de minicursos conduziu a uma aprendizagem propícia ao vínculo interativo com temas afins, destacando-se a disciplina de Química, possibilitando criatividade e despertando curiosidade à proporção que o projeto é desenvolvido trazendo resultado satisfatório.

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