Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Experimento Contextualizado no Ensino de Química para Modalidade Educação de Jovens e Adultos
Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo, Rafael de Carvalho Araújo, Amanda Cecília da Silva, Niely Silva de Souza, luis victor dos santos

Última alteração: 2012-08-27

Resumo


O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa. Este expressa resultados da utilização de conceitos unificadores na disciplina Química, numa turma de jovens e adultos do curso técnico integrado em eventos. Visando um aprendizado mais interativo e contextualizado, os assuntos foram trabalhados dentro de uma perspectiva que favoreceu a construção do saber do público participante. Para tal, fez-se a utilização da experimentação, que se mostrou ser uma atividade de grande valia, pois, ao observar as reações que estavam ocorrendo, os alunos se envolverem com a atividade, fazendo reflexões e comparações ao que eles encontravam em seu dia-a-dia. Ao final da prática, os discentes sugeriram propostas para minimizar as problemáticas propostas em sala. Os resultados apontaram para um arrefecimento do mito negativo existente acerca da ciência Química, ao proporcionar aos discentes envolvidos, um transitar entre o saber popular e o saber científico

Texto completo: PDF