Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
PRINCIPAIS MOTIVOS PELO POUCO INTERESSE NO ESTUDO DE CIÊNCIAS NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO OITAVO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ARAGUATINS/TO.
Iteglan Pereira da Silva, Crislany Neres Rezende, Moab Machado Costa Ribeiro

Última alteração: 2012-10-19

Resumo


Foi realizada uma pesquisa com os estudantes do oitavo e nono e ano das Escolas Estaduais de Araguatins Tocantins no intuito de identificar os motivos da sua falta de interesse pelo estudo de Ciências. Utilizou-se um questionário fechado com 10 questões com linguagem de fácil acesso, seguindo uma sequência lógica e crescente. A maioria dos estudantes afirmou gostar de Ciências, no entanto não dedicam tempo ao estudo da mesma, o que confirma a falta de motivação por parte dos estudantes, visto que a abordagem metodológica da qual o professor faz uso não é instigadora, pois segue um padrão pré-determinado e não possui inovações. Portanto, a mudança na forma de ensinar Ciências como o uso de associações com a realidade vivida pelo estudante e a utilização de materiais do seu convívio facilitaria o processo de ensino-aprendizagem, de maneira a despertar o interesse e a motivação por parte do estudante.


Texto completo: PDF