Última alteração: 2019-10-25
Resumo
Resumo: A Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, uma das metodologias ativas amplamente usada na Europa e nos Estados Unidos, tem sido cada vez mais difundida e aplicada no Brasil, como ferramenta que traga os estudantes para o centro do processo de ensino. A presente pesquisa tem como objetivo mostrar como a execução de Projetos Integradores, presentes na nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e que estão baseados em ABP, podem trazer protagonismo aos estudantes, bem como tornar o aprendizado mais eficiente e desonerar a carga de stress dos mesmos, aspecto bastante importante para o contexto emocional atualmente vivido pelos adolescentes. O projeto aqui retratado foi interdisciplinar, agrupando sete disciplinas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Palmas, como desdobramento de uma visita técnica previamente realizada pela turma com outros professores e delineado a partir da disciplina de Artes. Concebido no formato de ABP, teve seu start a partir de uma provocação aos estudantes. Os resultados obtidos foram: processo e produto eficientes, participação em pesquisa e inovação, socialização dos conhecimentos da visita técnica com a comunidade interna e externa, recursos humanos e públicos otimizados, interface de conhecimentos, objetivos educacionais alcançados, engajamento dos estudantes na resolução de problemas, autogestão dos estudantes, aproximação com o setor produtivo local de Arte, e redução do nível de stress dos estudantes que cursavam dezenove disciplinas diferentes.
Palavras–chave: interdisciplinaridade, metodologias ativas, pesquisa e inovação, nova BNCC, projeto integrador