Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 6ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE UM BLOG COMO UMA FERRAMENTA DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E NA PROMOÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Eduardo Carvalho Dias, Tássio Guerreiro Antunes Virgínio, Wilmar Borges Leal Júnior, Breno Paiani Galeazzi

Última alteração: 2015-10-08

Resumo


O desenvolvimento de novos contextos de interação entre conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade do mundo atual, possibilita um resultado prático que pode tornar de uma forma estimulante o aprendizado dos alunos. As ferramentas hoje disponíveis na Internet, desde que com as devidas adaptações, o seu uso resulta em uma estratégia de aplicação neste contexto, oferecendo um universo de possibilidades a serem exploradas. Este trabalho teve como objetivo  o estudo do processo de construção de um blog por meio da utilização desta ferramenta de compartilhamento de informações para a promoção de um projeto de produção agrícola, como um potencial mecanismo para construção, veiculação e divulgação de notícias e informações. Portanto, a possibilidade do uso de tecnologias de comunicação virtual contribui para a interação com o conteúdo teórico, utilizando de forma prática o aprendizado dos alunos nos Cursos de Agronomia e Computação, pois trata-se de uma atividade auxiliar no desenvolvimento do conteúdo e na leitura de textos relacionados com o tema e as suas respectivas áreas de atuação. Além de veicular notícias para um meio online, o blog é uma ferramenta que possui características específicas de produção. Nesta perspectiva, a produção será supervisionada pelos professores das áreas correlatas, o que contribuirá também para a apresentação e divulgação de trabalhos de pesquisa e extensão de diferentes projetos em desenvolvimento no perímetro do Manuel Alves.

 

7. Justificativa

As ferramentas disponíveis na área da informática, desde que com as devidas adaptações e com seu uso resultando de uma estratégia de aplicação, oferecem um universo de possibilidades a ser explorado pelo educador que se propuser a sobrepor a fronteira da tecnologia para descobrir meios para o enriquecimento de sua atuação (Araújo, 2010). As tecnologias da informação e comunicação e com o surgimento da internet possibilitaram aos usuários uma maior liberdade para a produção de conteúdos. Qualquer usuário pode criar, publicar, comentar ou editar conteúdos disponíveis na web (Tossulino, 2009). Essa flexibilidade possibilita a colaboração e difusão rápida de informações e idéias de cada indivíduo. Portanto, as pessoas passam a ser além de usuários também produtores e fornecedores de informação. Um exemplo típico de ferramenta que possibilita essa dinâmica é o blog, onde ocorre a promoção e o compartilhamento de informação e conhecimento é premissa para a existência da sociedade da informação e do conhecimento, cabe a cada profissional encontrar a melhor forma para seguir essa dinâmica e inserir-se nesse meio para que possa também fazer uso das vantagens dessas ações. Na era da informática, além de ser apontada uma contribuição para a área de ciência da informação e na formação e aprendizado para os alunos na sua área de atuação. Na estrutura base do Blog é possível adicionar links fixos, que irão ficar visíveis em qualquer página acessada (Folha Online, 2003). Os links vão apontar para vídeos sobre o projeto. Os blogs são ótimos meios de divulgação de notícias e informações. Atualmente existem várias ferramentas para gerar um blog e vários sites que já trazem essas ferramentas instaladas, facilitando a sua utilização, as quais podemos citar: Wordpress, Livejournal, Tumblr, Twitter, Typepad, Blogger entre outros. Alguns requisitos são necessários para a escolha de um blog, sendo que é uma ferramenta sem custos, tanto para o servidor, quanto para o programa utilizado. Pode ser controlada por mais de um usuário, ser de fácil aprendizado, ter uma interface em português, podendo criar várias páginas, e controle de data de lançamento para as publicações (Wordpress, 2015).


Texto completo: PDF