Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 8ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
GOALBALL NA ESCOLA: UMA FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
GABRIELA MEDEIROS CABRAL

Última alteração: 2017-09-27

Resumo


Este trabalho descreve experiências pedagógicas com a Inclusão Social por meio da disciplina de educação física, através do esporte Goalball, praticado por pessoas com deficiência visual. De forma mais específica, este estudo objetivou promover a integração de estudantes com deficiência visual a partir da vivência de uma modalidade esportiva paraolímpica Goalball e analisou a percepção dos estudantes envolvidos na pesquisa sobre os benefícios desse esporte. O método de pesquiso utilizado foi de caráter descritivo e exploratório de natureza qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas. Este projeto foi idealizado por alunos e professores do 1° ano (sugiro atualizar para 2º ano) do curso Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso, com o intuito de integrar pessoas com limitação visual em atividades esportivas para melhor socialização. O presente projeto foi implantado e executado em novembro do ano de 2016, e gerou resultados satisfatórios de integração dos alunos, com tais limitações, como também de toda a equipe envolvida nesse projeto. Constata-se que o goalball constituiu-se como uma relevante ferramenta de inserção social, resultando em contribuições essenciais para a inclusão de estudantes deficientes visuais, além de possibilitar maior autonomia, união, mobilidade e desenvolvimento social para com os alunos da turma envolvida na pesquisa

Texto completo: PDF