Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 9ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

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LABORATÓRIO MULTIMÍDIA PROPOSTA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Wilmar Borges Leal Junior, Robert Mady Nunes

Última alteração: 2018-09-12

Resumo


É fato que nossos alunos estão imersos em sistemas computacionais. O presente estudo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo compreender e investigar as possíveis potencialidades do uso do programa scratch no ensino-aprendizagem da matemática, criando assim uma abordagem didática para apoio a disciplina através do desenvolvimento de objetos educacionais (OE) pelos alunos. Primariamente o objetivo é apenas identificar em trabalhos publicados o potencial uso do scratch, para que, posteriormente, possamos implementar e adaptar o programa nos laboratórios de software do Instituto Federal do Tocantins, campus Dianópolis. Várias são as pesquisas que utilizam pacotes de software pedagógicos para auxílio no ensino-aprendizagem, entretanto, o viés dessa proposta não é utilizar um programa pronto, como mediadora no aprendizado e sim, fazer com que o aluno, crie seu próprio OE, seja em forma de simuladores, jogos, questionários, dentre outros, assim, devendo passar por todas as etapas do desenvolvimento de um software, da análise de requisito a implantação. Nesse sentido o aluno deverá “ensinar” o computador através de algoritmos, para se obter o resultado esperado na resolução de questões matemáticas. Os resultados esperados por esse trabalho é primariamente, a adesão e utilização do método pelos professores do campus, como ferramenta pedagógica interdisciplinar e a utilização do mesmo como projeto de extensão para alunos das escolas públicas do município, fomentada através dos alunos do curso de Licenciatura em Computação como oferta de curso para aulas práticas em parcerias com as escolas do município.

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