Tamanho da fonte:
Estudo exploratório sobre o ensino da história da educação física e dos esportes em escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte/CE
Última alteração: 2012-10-05
Resumo
O presente artigo busca compreender a realidade do ensino da história da educação física e dos esportes em escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte/CE, possibilitando uma reflexão sobre a importância desse conteúdo na disciplina de Educação Física. A pesquisa é do tipo exploratório, tendo um enfoque quantitativo e qualitativo. Participaram do estudo 110 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 2 professores de Educação Física, selecionados em escolas públicas municipais da zona urbana. Os dados foram coletados in loco por meio do preenchimento de formulários. Verificou-se que o ensino da história da educação física e dos esportes tem sido concretizado nas aulas de Educação Física, entretanto há um predomínio da teoria em relação à prática no ensino do conteúdo. Os esportes coletivos foram o conteúdo mais estudado nas escolas pesquisadas, e também o que apresentou maior equilíbrio na relação entre aulas teóricas e práticas, com um predomínio das aulas práticas. A pesquisa desbrava uma pequena parte do universo de conhecimento sobre os estudos históricos em Educação Física no contexto escolar limoeirense, sem a pretensão de esgotar o assunto.
Texto completo:
PDF