Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Intenções dos estudantes de Licenciatura em Química do IFPE-campus Ipojuca quanto à escolha de disciplinas para a realização de monitoria
Carlos Augusto dos Anjos, Maria Soraia Silva Cruz

Última alteração: 2012-08-05

Resumo


O presente estudo teve por objetivo apresentar uma investigação exploratória sobre o interesse dos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFPE-campus Ipojuca em relação à prática da monitoria nas componentes curriculares de seu curso de graduação, com vistas a identificar se estes estudantes consideram as disciplinas das áreas da pedagogia e da psicologia como relevantes para a prática da monitoria. A monitoria é considerada neste trabalho como um espaço para o desenvolvimento da competência pedagógica dos discentes, e para a apreensão e produção de conhecimento.  Participaram do estudo 18 estudantes do Curso de Licenciatura em Química do IFPE-campus Ipojuca, sendo 10 (dez) pertencentes ao 3º período e 8 (oito) ao 1º período. Os estudantes foram solicitados a responder a um questionário sobre que disciplinas do curso teriam interesse e não teriam interesse em fazer monitoria. Sessenta e um por cento (61%) dos estudantes incluíram em suas intenções disciplinas das áreas da pedagogia e da psicologia como disciplinas que teriam interesse em fazer monitoria; e cinquenta e cinco por cento (55%) dos participantes citaram que não fariam monitoria em algumas das disciplinas na área da pedagogia e da psicologia. Em um total de 90 citações, as disciplinas de pedagogia e/ou psicologia, ocuparam 19% das disciplinas de interesse para a monitoria, e 38% das disciplinas de não interesse. Os resultados foram considerados satisfatórios, pois abre espaço para uma discussão talvez ainda inicial entre professores de licenciatura e graduandos quanto à importância de buscar monitoria em diferentes áreas de conhecimento e não somente nas disciplinas diretamente relacionadas ao conteúdo que ministrarão quando na efetiva prática do ensino.


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